Moda, esporte e Olímpíadas

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Os Jogos Olímpicos têm sua abertura oficial nesta sexta, 05 de agosto. O evento ocorre durante 19 dias com 42 modalidades e mais de 300 provas valendo medalhas. A maratona esportiva é uma grande atração, mas nos últimos anos, não somente a performance dos atletas tem chamado atenção do público: seus uniformes, assinados por grandes nomes da moda contemporânea, também são destaque.

blog6-1

Este ano não somente países referência no mundo da moda escolheram grandes marcas para criarem seus uniformes, como as parcerias da Lacoste e a equipe francesa, ou Empório Armani e os atletas italianos: a delegação Cubana, por exemplo, vestirá uniformes criados por Christian Loubotin, enquanto os britânicos repetem a parceria com Stella McCartney e os norte-americanos se apresentaram com roupas assinadas por Ralph Lauren.

blog6-2

No século XX, o esporte transformou-se muito. De atividade aristocrática e exercício para o universo militar, passou aos poucos a ser algo mais comum e que juntava entretenimento, construção de corpos mais belos e quesito indispensável para saúde. Com isso, as roupas de fazer atividades físicas, que eram focadas no funcional, começaram aos poucos a se aproximar da moda, saindo das quadras e entrando no dia a dia das pessoas nas mais diversas situações.

blog6-3

A grande popularização de marcas focadas em peças esportivas, que foram se transformando em grandes empresas da moda, inicia na primeira metade do século passado, com o surgimento da Lacoste e as camisas pólo para jogadores de tênis, na década de 1930. Nos anos 1950, Fred Perry também transformou o uniforme do esporte em objeto de desejo para as subculturas inglesas.

blog6-4

De lá pra cá, a separação entre roupa para esporte e para outras atividades só diminuiu, chegando a ponto de certas peças serem completamente absorvidas para outros momentos da vida, em especial o caso dos tênis – não há evento ou compromisso que ele não possa ser encarado com naturalidade e estilo.
Aqui na Hemb você encontra diversas peças super bacanas de marcas que são referência na moda esportiva e que trouxeram a inspiração das Olimpíadas para suas coleções. Confira nossa seleção de peças inspiradas nos Jogos Rio 2016:

blog6-5

Jaqueta amarela Fred Perry | Mochila Osklen | Jaqueta branca Osklen | Pólo verde Lacoste | Pólo azul Lacoste | Jaqueta vermelha Fred Perry | Camiseta Osklen

Leia Também