É tempo de Oktoberfest: um brinde aos noivos!

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

 

 

Uma das maiores festas populares do mundo está acontecendo agora. A Oktoberfest em Munique, na Baviera, ao sul da Alemanha – considerada a grande festa cervejeira do mundo. Criada pelo rei Bávaro Ludwig I para celebrar o seu casamento em 1810 e mantida até os dias de hoje. Desde então, espalhou-se pelo mundo todo através dos imigrantes germânicos.

Apesar do nome fazer referência ao mês de outubro, a festa inicia-se já em setembro – no primeiro sábado após o dia 15, pontualmente ao meio-dia, – e dura 15 dias. Na cerimônia, o prefeito de Munique dá início aos trabalhos no festival, o ” O’zapft is “, que é a abertura do primeiro barril de cerveja, servindo as autoridades presentes.

No Brasil temos a segunda maior Oktoberfest do mundo, em Blumenau, Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, praticamente toda cidade de imigração germânica tem a sua festa. Nas cidades maiores em praças, grandes centros de eventos ou, nas menores, em clubes. Santa Cruz do Sul tem a maior Oktoberfest do estado e uma das maiores do País.

A cerveja é a bebida oficial da festa e, no Brasil, os estilos mais consumidos são os leves como Pilsen ou Helles – de 4,5 a 5,5%vol. Na Alemanha o Märzen com cerca de 6%vol é o mais consumido. Estilos que geralmente são fáceis para serem tomados em grandes quantidades. Aliás, o Mass – um caneco de um litro – é o copo oficial do evento na Alemanha. Este ano, Oliver Struempfel abraçou 31 canecas de 1litro cheias de cerveja, andou 40 metros e as colocou em uma mesa tentando quebrar o próprio recorde numa competição de levantamento de canecos. Porém, duas canecas viraram, por isso o recorde segue de 29 – mais de 69 quilos de cerveja e vidro.

Apesar das grandes marcas serem os principais patrocinadores dos eventos, as cervejarias artesanais estão conseguindo espaço e estão se firmando como um dos atrativos das festas, incluindo novos estilos e opções para os públicos que frequentam as Oktoberfest. Independente do tipo de cerveja – ou do copo em que é servida – o importante é termos uma boa razão para brindar. Mesmo que seja um casamento realizado há 207 anos.

Um brinde aos noivos!

Maurício Chaulet

Mauricio Chaulet é publicitário e empresário do segmento cervejeiro, produz a bebida desde 2006. É membro do BJCP (Beer Judge Certification Program) – sendo jurado de cervejas, palestrante em concursos e eventos nacionais e internacionais. chaulet@cervejamutante.com.br

Forma  | Conteúdo | Moda | Design | Marcas | Universo Masculino | Alfaiataria | Luxo | Primavera-Verão | Coleção | Experiência

 

Leia Também